Modens/Roteadores

NOVO NUMERO OI


Para saber mais sobre configuração do Modem e Roteador

clique no link: 

EMULADORES e CONFIGURAÇÕES















http://www.adslgeek.com/dslmodem/Thomson/TG585/  - Configuração Thomson TG585

http://www.speedtouch.com.br/tg580v2.htm  - Configuração Thomson TG580v2




Configurando roteador d-link DI-524 para acesso à internet.


O roteador d-link modelo DI-524 é o mais utilizado nos laboratórios Proinfo Urbano. Porém o tipo de acesso a internet pode variar como: via rádio, satélite, banda larga (modem externo) ou puxar conexão de internet de outro equipamento de rede direto no seu roteador.
Por isso iremos aprender como configura a conexão de internet para que todas as máquinas do laboratório possam ter acesso à internet.
É aconselhável que você entenda um pouco sobre sua conexão com a internet, se é necessário um login e senha ou endereço de IP.
Dentro do roteador roda um sistema que chamamos de firmware. Este firmware é onde iremos fazer as modificações necessárias para ter acesso à internet. Caso você não tenha muito conhecimento na área é aconselhável que siga exatamente as instruções para que não venha desconfigurar o roteador.

1º - Você tem que se certificar que o cabo (conector rj45) que recebe a internet está conectado ao roteador na porta WAN, e também se o computador está conectado (conexão via cabo ou sem fio) com o roteador.

2º - Abra o navegador web (Mozila Firefox ou similar). É pelo navegador que se acessa o sistema do roteador.

3º - Na barra de endereço insira o endereço de IP do roteador 192.168.0.1 (esse é o endereço padrão, caso não dê certo solicite ao administrador) insira o login “admin” e senha “pro8308”.

4º - Ao lado esquerdo clique em WAN

5º - Existem várias 4 opções para receber a conexão com a internet, veja qual opção se encaixa para configurar seu roteador:

-Dynamic IP Address: Esta opção é utilizada para receber a conexão a internet automaticamente sem exigir endereço de IP ou até mesmo login e senha de provedor.
-Static IP Address: Essa opção exige mais informações como endereço de ip, gateway, máscara de rede e dns(é muito utilizada em conexão via rádio). Mas isso pode variar de acordo com a configuração do provedor de internet, nem todos precisam inserir o dns. Veja imagem abaixo:
-PPPoE: Utilizado muito em conexão banda larga que possui um modem para conexão. Essa opção se faz necessário login e senha dada pelo provedor de internet. Veja imagem abaixo:
Resumo: se você usa internet que exija endereço de IP use a opção Static IP Address, se utilizar speedy, velox ou similares utilize a opção PPPoE.

6º - Após inserir as informações do provedor de internet clique em Apply.


O roteador d-link modelo DI-524 é o mais utilizado nos laboratórios Proinfo Urbano. Ele vem com uma funcionalidade muito interessante para estar bloqueando sites utilizando à url e entre outros.
Isso é interessante pelo seguinte fato, você usa sinal para distribuir a conexão entre as máquinas do laboratório, porém pode ocorrer de outras pessoas fora do laboratório com dispositivos móveis ou até mesmo notebook que possui rede sem fio utilizar a rede para acessar site muito pesados que consume de uma forma excessiva a conexão comprometendo o acesso a internet dos alunos no laboratório.

Dentro do roteador roda um sistema que chamamos de firmware. Este firmware é onde iremos fazer as modificações necessárias para bloquear sites. Caso você não tenha muito conhecimento na área é aconselhável que siga exatamente as instruções para que não venha a desconfigurar o roteador.
1º - você tem que se certificar que o computador está conectado ao roteador, porque só assim iremos conseguir acessar as configurações do d-link.

2º - Abra o navegador web (Mozila Firefox ou similar). É pelo navegador que se acessa o sistema do roteador.
3º - Na
 barra de endereço insira o endereço de IP do roteador 192.168.0.1 (esse é o endereço padrão, caso não dê certo solicite ao administrador) insira o login “admin” e senha “pro8308”.

4º -  No canto esquerdo clique na opção Wireless.

5º - Clique em Advanced na aba superior.
6º - No canto esquerdo, clique em Filter 
7º - Selecione a opção URL Blocking e na parte de baixo selecione a opção Enable.
8º - Insira o endereço do site que deseja bloquear (não há necessidade de colocar HTTP://)
9º - Após inserir o endereço clique em apply que está circulado na cor preta
Se desejar inserir mais site faça o 9º passo
Obs.: O d-link bloqueia apenas 10 site.
Quando usuário tentar acessar algum site bloqueado aparece a mensagem da imagem abaixo:


Configurando o Modem com Access Point D-link DSL-2640B como Bridge

O Modem com Access Point D-link DSL-2640B como o próprio nome diz faz dois serviços importantes em um laboratorio de informática.
Mas o mais comum nos laboratórios é possuir um modem fornecido pela empresa de telefonia responsável pelo acesso a internet e a autenticação -nome de usuário e senha- com a operadora telefonica raramente os tecnicos de suporte possuem, portanto nao temos como configurar o DSL-2640B como modem, podemos apenas configurá-lo como access point e para funcionar corretamente a "seção" modem deverá funcionar como Bridge.
Mãos a obra entao.
Primeiramente conecte o DSL-2640B no servidor, usando um cabo de rede conectando uma das portas LAN do modem na placa de rede do servidor.
Lembre-se que o servidor vem configurado "de fábrica" com o IP 192.168.0.12, porém o modem usa 10.1.1.1.
É importante você ter logado como professor para fazer todos os trabalhos.
Entao o primeiro passo é mudar o IP do servidor. Para isso acesse o arquivo /etc/init.d/network/interfaces. Abra um konsole -Menu iniciar/sistema/Terminal konsole.
Vire root com o comando sudo su
digite a senha do professor
digite nano /etc/network/interfaces

procure pela palavra static e mude para dhcp.
pressione control+o e enter para salvar o arquivo e control+x para sair
agora reinicie a rede com o comando
/etc/init.d/networking force-reload




Agora abra o navegador de internet e na barra de endereços digite o IP do
modem 10.1.1.1 e dê enter, na janela de autenticação do modem o usuário é admin e a senha admin.


Na página do modem clique em Advanced Setup e depois no botão Edit

Na seção ATM Configuration observe o VPI e o VCI e veja se estão conforme as configurações de sua telefonica se nao tiver modifique e clique em Next.

Na tela seguinte marque a opção Bridging e confira o encapsulation mode e clique em next e finalize a configuração da seção WAN, é importante salvar as modificações e NAO CLIQUE EM SAVE REBOOT


Vamos configurar a seção LAN para que haja o acesso a rede.
Deixe configurado como a figura abaixo e clique em salvar, NAO CLIQUE EM SAVE REBOOT


Agora vamos configurar a "seção" Access Point para que as demais maquinas tenham acesso a rede.
Clique em Wireless e em Basic
Vou sugerir que você modifique o SSID da rede para proinfo, mas poderá uar outro caso queira. Clique em Save/Apply


Clique agora em security e configure como a figura abaixo, lembre-se que a senha, criptografia e o tipo de conexão que está na figura é apenas uma sugestão. Você pode modificar e deixar conforme suas vontades.



Clique em Save/Apply, agora você poderá dar um REBOOT no modem, vale lembrar aqui que a configuração da rede do servidor está em dhcp, modifique para static usando o mesmo arquivo mencionado acima /etc/network/interfaces.
e reinicie a rede do servidor.
Com esta configuração você tem todo o acesso a rede, mas a internet poderá nao funcionar e a solução para isso está em outra postagem.

Fonte: http://joverany.blogspot.com.br/2012/01/configurando-o-modem-com-access-point-d.html


Solução do acesso a internet nos computadores do pregão 83/2008

Nesses laboratórios o Proinfo está implantando uma criptografia mais segura, para evitar que nos arredores das escolas pessoas venha a usufruir do acesso a internet.

Você pode configurar esse acesso usando uma ferramenta gráfica o KnetworkManager. Embora essas ferramentas tenham evoluído muito, no mundo Linux o que realmente resolve são as soluções via arquivos de configuração ou konsole, portanto tenho notado que as congurações realizadas com o KnetworkManager funcionam mas eventualmente é preciso reconfigurar a rede.

A solução abaixo é bem simples e usa um arquivo de configuração onde as configurações realizadas nele ficam gravadas e portanto seguras.

O arquivo é /etc/network/interfaces

Entre no Terminal(konsole)

vire root com o comando

su
digite a senha do root

Agora vamos abrir arquivo /etc/network/interfaces para configurá-lo.

nano /etc/network/interfaces


Deixe o conteúdo desse arquivo como está abaixo.
auto lo
iface lo inet loopback

iface wlan0 inet dhcp 
wpa-ssid proinfo
wpa-psk ProinfoUrbano8320081
auto wlan0

Note que acima a senha está em texto puro, ProinfoUrbano2008
Caso queira pode coloca-la criptografada, assim dificulta para alguem descobrir.
Nesse caso o arquivo ficará como está abaixo:
auto lo
iface lo inet loopback
iface wlan0 inet dhcp
wpa-ssid proinfo
wpa-psk 7d9c5dc658816b4923d8fc7ad0db0c8c243371bbe76360a368fb10c33449451c
auto wlan0

Reinicie a rede com o comando
/etc/init.d/networking restart


1 Essa senha é padrão do access point. Tanto que se vc reseta-lo vai voltar pra essa senha.
Voce pode modificar, mas terá q modificar nas estações tbm.
Não é recomendável o uso dessa senha ProinfoUrbano2008, pq é muito conhecida na net, e qlqr um poderá descobrir e acessar o sinal do access.
Se vc tem intenção de trocar, aconselho usar chave WEP - 64 Bits - Ascii... ai vc cria uma outra senha dsd q tenha 5 caracteres com numeros e letras.
A chave wep é mais fácil de quebrar porém o access funciona bem melhor com ela, a WPA-PSK é muito instavel (hora conecta outra hora nao).
Para facilitar sua vida te aconselho a configurar um computador, copiar o arquivo /etc/network/interfaces pra um pendrive e depois vai copiando esse arquivo para o msm local nos outros computadores.



Melhorando o desempenho do Access Point D-Link DI524 e da rede Wireless

Um dos problemas do Access Point é seu desempenho que deixa a desejar nos laboratórios proinfo, quando você instala o ITALC imagina que irá se tornar um herói, afinal qual professor não quer ter o total controle do laboratório. Aí quando menos se espera o ITALC fecha, trava, para de atualizar as telas dos computadores. Você vai buscar um arquivo pela rede e parece que tudo parou dentro do laboratório, imagine então assistir um vídeo pela rede.

A solução que apresento abaixo, não vai solucionar 100% todos os problemas relacionados a rede nos laboratórios, mas sem a menor dúvida irá melhorar muito o desempenho dos trabalhos em rede.
Vamos fazer uma pequena configuração no Access Point.

Primeiro, abra um navegador e digite na barra de endereços 192.168.0.1, na janela de autenticação digite o nome do usuário e a sua respectiva senha.

Clique na aba Advanced.
Nas opções a esquerda clique em Performance.

Agora mude as seguintes opções:
Beacon Interval: 20
Fragmentation: 512


Clique em Apply e teste a rede, você pode testar para ver se melhora mais aumentando o Beacon interval e diminuindo a Fragmentation.
Mas com essa configuração consegui ter um pouco de paz e sossego nos laboratórios. :)
Fonte: http://joverany.blogspot.com.br/2010/09/melhorando-o-desempenho-do-access-point.html

Por que o Hotmail não está abrindo em alguns laboratórios Proinfo?

Veja o vídeo sobre esse post.




Não é um problema interno dos laboratórios, na verdade é porque o Access Point envia para a Web pacote com 1500 bytes, porém alguns roteadores não suportam pacotes acima de 1500 bytes. Então vamos fazer uma continha. Você envia um pedido ao site do hotmail para abri-lo esse pacote sai de seu computador com 1500 bytes, no primeiro roteador ele ganha mais 20 bytes e quando o hotmail for recebê-lo acrescenta mais 20, entao passará ter 1540, acima do limite, então o site não abre, a solução é diminuir esses pacotes que serão enviados pelo Access.

Abre um navegador, digite 192.168.0.1 na barra de endereços para acessar o access point, irá abrir uma janela de autenticação digite o nome de usuário e senha.

Na página do Access Point clique em WAN.

Procure do lado direito por MTU e diminua para 1400 e clique em Apply.

Pronto!
Agora você com toda certeza irá conseguir acessar o site do Hotmail.

Fonte: http://joverany.blogspot.com.br/2010/09/por-que-o-hotmail-nao-esta-abrindo-em.html


Configurar o Access Point D-Link DI524



Nos laboratórios Multiterminal os Access Point estão vindo com uma nova criptografia, WPA-PSK, essa criptografia tem dado problemas constantes, a todo momento a conexão para e tem que reconfigurar o acesso a rede novamente.
Para solucionar esse problema sugiro usar uma criptografia simples, WEP, porém eficiente e não ficará desconectando a todo momento.
Sei dos problemas em usar esse tipo de criptografia, afinal qualquer programinha "meia-boca" de um hacker quebra a senha em questão de segundos.
Estou fazendo uns testes usando a WPA-PSK mas ainda não estou 100% confiante em sua estabilidade e por isso nesse momento não vou disponibilizá-la aqui.

Então vou postar como fazer a velha e estável configuração dos Access Point DI-524.
Coloque um cabo de rede RJ-45 numa das portas LAN do access e na placa de rede do computador.
Verifique se pegou o endereço de IP, para isso abra um konsole e digite ifconfig eth0. procure pelo endereço que deve ser algo como 192.168.0.cento_e_tanto.
Se nao pegou o endereço de IP você vai ter que configurar a rede manualmente para acessar o access.
Abra um navegador e digite na barra de endereços o seguinte:
192.168.0.1

Quando voce digitar 192.168.0.1 vai aparecer uma janela pedindo autenticação...
o nome de usuário padrão do multiterminal é admin
e a senha padrão do multiterminal eh pro8308
Se deu certo... vc pula os 3 paragrafos abaixo.
Se não... te aconselho a resetar o access. Atras dele vc vai ver um buraquinho, é so enfiar um clipe nele e ficar segurando uns 30 segundos, ai ele volta a posição original.
Reconfigure a rede novamente, clique aqui para isso.

Abra novamente o navegador e digite o endereço do Access.

Procure pela seção wireless e clica nela.

vai entrar na tela abaixo...


Vc vai preencher os campos da seguinte forma...
Wireless – Marca enable
Network ID(SSID) - proinfo (vc pode por outro SSID, caso vc use)
Channel – 6
Security – WEP
Autentication Type – Both
WEP encriptation – 64 bit
Key Mode – ASCII
WEP key 1 – qwe12 (nesse campo vc pode colocar uma outra senha, caso vc use)
Feito isso clique em Apply
Pronto!
Agora você deverá configurar todos os computadores para acessar a rede sem fio usando essa configuração, clique aqui para ver como faz essa configuração em todos os computadores.

Fonte: http://joverany.blogspot.com.br/2010/09/configurar-o-access-point-d-link-di524.html


Configurando a Rede Sem fio ou rede wireless

Em minha curta vida como Linux ja descobri que as ferramentas gráficas evoluíram muito, podemos resolver muitos problemas com elas, mas quando a coisa complica o que resolve é o konsole. A temível, famigerada e odiada tela preta do Linux ainda é a grande ferramenta dos técnicos. Eu sempre falo para meus colegas técnicos o seguinte - Para o usuário final quanto mais ferramentas gráficas e quanto mais fácil for o sistema melhor, mas nós técnicos temos que realmente resolver os problemas e se ninguém chamar o técnico é sinal que ele realmente fez seu trabalho bem feito - Sei que é uma frase chata e talvez até ofenda alguém, mas a grande verdade é essa. O técnico é um especialista um usuário que está acima dos usuários comuns. Então pressupõe que este possua um bom conhecimento e com todo esse conhecimento o mesmo nao deveria ficar com medo do konsole, de repente o cara nao conhece a tela preta então aconselho encarar como um desafio e a cada dia sentir o sabor de vencer uma nova batalha.
Apaixonei pelo Linux por esse motivo, pelo desafio. A cada dia sinto uma nova vitória e o mais interessante é que aprendi muiiiiiiito com o Linux, pq para encontrar a solução para um simples problema a gente sempre encontra soluções para outros.
Chega de conversa e vamos ao que interessa.

Primeiro vou usar o konsole para solucionar o problema depois ensino a solução gráfica.

Com certeza você ja deve ter em mãos o ESSID e a chave de acesso ao Access Point (roteador sem fio).
Caso nao tenha aconselho buscar em algum lugar.
E se mesmo assim nao conseguir encontrar a sugestão que dou é enviar-me um e-mail para que eu possa lhe ensinar a quebrar essa senha. Nada assustador, nao precisa ser um hacker, é bem mais simples que pensas... :-)

1 - Aperte Alt+F2 e na janela que irá abrir digite Konsole.


2 - Na tela do Konsole vire root (super usuario) com o comando su dê enter e digite a senha do root, essa senha originalmente do Educacional é qwe123, caso não possua posso ensinar a quebrar, mas somente por e-mail.

3 - Vamos abrir o arquivo que possui as configurações da rede sem fio e até mesmo cabeada, o arquivo fica dentro dentro da pasta /etc/network e seu nome é interfaces, portanto o caminho completo é /etc/network/interfaces. Abrimos esse arquivo com um editor de texto super simples chamado nano, portanto o comando para abrir o arquivo será nano /etc/network/interfaces e de enter.
O conteúdo desse arquivo deverá ser semelhante ao abaixo. Note que coloquei comentários ( depois do sinal #). Esse comentário nao tem necessidade de inserir no seu arquivo, é apenas para sua orientação.

Assim que terminar de escrever as configurações do arquivo você deverá apertar a tecla Ctrl + o para salvar, irá aparecer no rodapé do arquivo o nome e o local do arquivo que será salvo, se estiver /etc/network/interfaces está correto então é so dar enter e apertar Ctrl + x para sair. Nao feche o konsole!
Vamos testar a rede agora?
Você poderia reiniciar o seu computador, mas no Linux raramente a gente reinicia o computador - o inverso de um certo sistema operacional que adora ser reiniciado - aqui a gente vai apenas reiniciar a rede com o seguinte comando.
Só para relembrar você deverá estar como super usuario - root - para saber isso no final da linha de comando do konsole deverá ter um #

/etc/init.d/networking restartSe tudo correu bem vc conseguirá pegar o endereço de IP e caso a internet esteja configurada ja terá acesso as páginas da web.

E se deu errado?

Bom, reveja sua configuração do arquivo se está 100% correta.
Veja se o ESSID e a chave WEP estão corretas.
Veja também se o Access Point (roteador sem fio) está corretamente configurado.
Veja também se o Access ta liberando o endereço de IP via dhcp (automaticamente) se nao tiver entao vc deverá configurar o endereçamento de IP na unha. Nesse caso o arquivo ficará mais ou menos assim, lembre que a faixade IP que usarei aqui - 192.168.0 - deverá ser modificada conforme sua realidade.

auto lo
iface lo inet loopback

iface wlan0 inet static

address 192.168.0.45
netmask 255.255.255.0
broadcast 192.168.0.255
gateway 192.168.0.255

wireless-essid proinfo
wireless-key s:qwe12

auto wlan0

Fonte: http://joverany.blogspot.com.br/2010/06/configurando-rede-sem-fio.html


Muitas vezes o usuário vai fazer alguma configuração no KDE e "dá de cara" com uma janelinha de autenticação da carteira do KDE, e o azar é que algum aluno "no passado" digitou uma senha e agora não tem como continuar sem conhecer a senha.

Vamos solucionar o problema.
Talvez você esteja configurando o acesso a rede sem fio usando o knetworkmanager e sem internet não tem como solucionar definitivamente esse problema.

Então vamos dividir a solução em duas etapas, a primeira é liberar o acesso ao knetworkmanager sem precisar digitar a senha do kwallet.

Para isso abra um Konsole, e digite o seguinte comando:
rm -rf ~/.kde/share/config/kwalletrc

Pronto! Agora você poderá fazer a configuração do acesso a internet sem necessidade de digitar a senha de carteira (k
wallet).

Agora vamos para a solução definitiva.

Este problema eh causado devido ao fato de que o kde 3.5 não possui instalado o kwallet manager.
Voce vai em Iniciar/Sistema/Centro de Controle secao Seguranca e privacidade não possui o gerenciador de carteiras do kde, como mostra a figura abaixo.
Entao para solucionar esse problema vamos instala-lo.
Va em Iniciar/Adicionar Remover programas Adept, na janela de autenticacao digite a senha do root.
Na janela do adept mande buscar por kwallet.
Ira aparecer na secao de aplicativos o kwalletmanager, clique no botao solicitar a instalacao como mostra a figura abaixo, depois clique em Aplicar mudancas, aguarde a instalacao e feche o adept.
Abra agora o Centro de Controle, Menu Iniciar/Sistema/Centro de controle clique em Seguranca e Privacidade, no lado direito desabilite a opcao Habilitar o subsistema de carteira do KDE.
Fonte: http://joverany.blogspot.com.br/2010/09/retirar-o-pedido-de-senha-kwallet-do.html


Clonar endereço MAC


0
 
Em alguns casos pode ser interessante mudar o endereço MAC no linux educacional, como no caso da troca de placa mãe, em que algumas vezes você não consegue atualizar o userful, devido ao MAC da nova placa não estar cadastrado no banco de dados do Userful, então você pode usar o MAC da placa antiga.


Para mudar o endereço MAC temporariamente.
Neste caso o MAC volta ao original assim que reiniciado o sistema 

Para isto abra um terminal e digite os seguintes comandos:

sudo ifconfig down
sudo ifconfig eth0 hw ether 00:01:02:d3:0a:05  #Exemplo de MAC 
sudo ifconfig up

Para mudar o endereço MAC permanentemente.
Neste caso o MAC permance alterado mesmo ao reiniciar o sistema, caso queira retornar ao MAC original, basta excluir o arquivo interfaces que foi alterado.

Edite o aquivo interfaces usando o comando abaixo

sudo nano /etc/network/interfaces, no arquivo que se abriu adicione os conteúdo abaixo de acordo com os dados de sua rede.

auto eth0
   iface eth0 inet static
   address 192.168.0.20 
#Exemplo de IP    
   netmask 255.255.255.0
   gateway 192.168.0.1

   hwaddress ether 00:01:02:d3:0a:05  #Exemplo de MAC 

Para salvar o arquivo use Ctrl+O, use Ctrl+X para sair do editor de texto e digite/etc/init.d/networking restart para reiniciar os serviços dos adaptadores de rede.

Pronto MAC mudado!
Fonte: http://aetjblog.blogspot.com.br/2013/02/alterar-endereco-mac.html

Configurar IP fixo via terminal


0

Um meio muito simples e prático de configuração de IP é via linha de comando.

Abra um terminal e neste digite:
sudo nano /etc/network/interfaces

No documento que se abriu apaga o conteúdo deste, e insira o seguinte:
auto eth0
   iface eth0 inet static
   address 192.168.0.20
   netmask 255.255.255.0
   gateway 192.168.0.1



Neste exemplo usei a conexão eth0 (ethernet) mas configure de acordo com o tipo de conexão que utiliza, wlan (sem fio), por exemplo.
em address, configure o ip de acordo com o desejado.

Para salvar use ctrl+o, e para sair use ctrl+x

Reinicie conexão usando
sudo /etc/init.d/networking restart
Fonte: http://aetjblog.blogspot.com.br/2012/10/configurar-ip-fixo.html

Banda Larga Nas Escolas

novo número para atendimento e abertura de chamados: 0800 648 1412

1. A internet não está funcionando, o que devo fazer?

Para a solução de problemas técnicos (falta de sinal, configuração de modem, intermitência do sinal, etc.), com o número do circuito e o código INEP da escola em mãos, é necessário fazer contato com a Operadora da região pelo serviço de discagem gratuita:
  • BRASIL TELECOM/Oi
    • 0800 648 1412 para os estados AC, DF, GO, MS, MT, PR, RO, RS, SC e TO
    • 0800 648 1118 para os estados AL, AM, AP, BA, CE, ES, MA, MG, PA, PB, PE, PI, RJ, RN, RN e SE
  • CTBC
    • Reclamações e serviços: 0800 940 9992
    • Atendimento: 0800 940 1331
  • SERCOMTEL
    • Atendimento: 0800 400 1156
  • TELEFÔNICA
    • Atendimento: 0800 771 5280
Caso a operadora não resolva o problema no período de quarenta e oito horas, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento do FNDE portando o número de protocolo e nome do atendente da operadora.

2. A minha escola ainda não possui o PBLE, quando ela será conectada?

O PBLE prevê o atendimento de TODAS as escolas públicas urbanas de nível fundamental e médio, assim como as escolas públicas urbanas de formação de professores. Ainda, o programa atua com base nas informações do censo da educação básica, onde anualmente a lista de obrigações é atualizada com as novas escolas elegíveis para atendimento. Diante dos esclarecimentos, a inclusão das escolas na lista de atendimento pelo PBLE é automática, não sendo, portanto, necessário solicitar ou aderir ao programa.

3. A operadora solicitou o número de circuito para atendimento técnico, como faço para consultar esse número?

No ato da instalação o técnico da operadora deixa o número do circuito em uma etiqueta afixada no modem. Essa informação também pode ser conseguida na Ordem de Serviço que foi assinada pelo responsável da escola atestando a instalação da conexão ou com o coordenador local do Programa Proinfo. Além dessas opções, o dado também pode ser obtido por meio da Central de Atendimento ao Cidadão 0800 616161 opção 2.

4. Qual procedimento deve ser realizado no caso da mudança de endereço da escola?

Nesse caso, é necessário efetuar uma demanda no Link do fale conosco no site do FNDE (http://www.fnde.gov.br/index.php/fale-conosco) com os seguintes dados: Nome da escola; INEP; Endereço antigo e novo (incluindo o CEP), motivo da mudança (situações de mudanças provisórias é necessário informar o tempo de permanência no local), nome e telefone de contato do Diretor.

5. A operadora efetuou a instalação, mas a internet não está funcionando, o que devo fazer?

É de responsabilidade da operadora o funcionamento da internet, assim, um chamado técnico deve ser feito à Autorizada afim de que o problema da falta da conexão seja solucionado.

6. A velocidade da internet está muito lenta, o que devo fazer?

Com o número do circuito e o código INEP da escola em mãos, é necessário fazer contato com a Operadora da região pelo serviço de discagem gratuita (0800).

7. O modem queimou como proceder?

Caso confirmado falha do equipamento, a escola/Secretaria de Educação deverá providenciar a aquisição de um novo equipamento e tão logo esse esteja disponível fazer a abertura de chamado pelo canal 0800 para que a operadora faça a configuração necessária.
Para garantir a possibilidade de monitoramento da conexão da escola pelo Governo Federal e manter a qualidade dos serviços é necessário à aquisição de modens específicos, conforme a tabela abaixo:
Prestadora
Fabricante do modem
Modelo
Versão Firmware
UF de utilização
CTBC DSLINK 260E S/W Version 2.5.060320m H/W Version 810100 MG, SP, GO, MS
CTBC DLINK 500B BCM-1.1.BR.20060205_c MG, SP, GO, MS
TELEFÔNICA DLINK 500B G1 HW B1 BCM-6338.TF.20090603_df_poe SP
TELEFÔNICA DLINK 500B GII HW C1 e C2 BCM-6332.TF.20090522_df_poe SP
TELEFÔNICA DLINK 500B GII HW T1 BCM-3.10L.TF.20090522_df_poe SP
TELEFÔNICA CONTREND 5072S B011-306TFB-C01_R04_df_poe SP
TELEFÔNICA THOMPSON TG508 FW6.6.11.25 SP
TELEFÔNICA THOMPSON 510 V6 6.1.4.9 SP
TELEFÔNICA OPTICOM DSLINK260E 10.3.070723TL1+E.37.7.70df_poe SP
TELEFÔNICA ZTE ZXDSL 831 ZXDSL 831IIV7.5.2c_Z29_TFL1_df_poe SP
OI DSLINK 260E 10.3.080408.OI9+E.37.7.70 AL; AM; AP; BA; CE; ES; MA; MG; PA; PB; PE; PI; RJ; RN; RR; SE; RS, SC, PR, MS, MT, GO, DF, TO, RO e AC
OI D-LINK DSL 500B BCM-1.1.BR.20060205_c RS, SC, PR, MS, MT, GO, DF, TO, RO e AC
OI D-LINK DSL 500B G2 BCM.1.1.TM-20090217 RS, SC, PR, MS, MT, GO, DF, TO, RO e AC
OI THOMSON / Speedtouch ST510v6 6.1.4.9 AL; AM; AP; BA; CE; ES; MA; MG; PA; PB; PE; PI; RJ; RN; RR; SE
OI PARKS PowerLink 824R 1.1.4-32 / 2.1.66 RS, SC, PR, MS, MT, GO, DF, TO, RO e AC
OI DATACOM DM 991 CR 0.4.7 / sateliterouter-03 RS, SC, PR, MS, MT, GO, DF, TO, RO e AC
OI DATACOM DM 991 CS 0.4.7 / sateliterouter-03 RS, SC, PR, MS, MT, GO, DF, TO, RO e AC
OI THOMSON TG 508 TG508v2_BrazilOT_runtime.6.11.11.1.bin AL; AM; AP; BA; CE; ES; MA; MG; PA; PB; PE; PI; RJ; RN; RR; SE
OI TELSEC TS9000 RTKV2.1.1 AL; AM; AP; BA; CE; ES; MA; MG; PA; PB; PE; PI; RJ; RN; RR; SE; RS, SC, PR, MS, MT, GO, DF, TO, RO e AC
OI ZTE ZXDSL831 ZXDSL 831IIV7.5.1a_Z29_BTM AL; AM; AP; BA; CE; ES; MA; MG; PA; PB; PE; PI; RJ; RN; RR; SE; RS, SC, PR, MS, MT, GO, DF, TO, RO e AC
OI DATACOM DM706CR 4.0 AL; AM; AP; BA; CE; ES; MA; MG; PA; PB; PE; PI; RJ; RN; RR; SE; RS, SC, PR, MS, MT, GO, DF, TO, RO e AC
OI Parks Powerlink 844 1.0.8. AL; AM; AP; BA; CE; ES; MA; MG; PA; PB; PE; PI; RJ; RN; RR; SE; RS, SC, PR, MS, MT, GO, DF, TO, RO e AC

8. Quem realiza a configuração do novo modem?

É necessário entrar em contato com a operadora para solicitar a configuração do modem.

9. Como aumentar a velocidade da internet fornecida pelo Programa Banda Larga nas Escolas?

A velocidade mínima atual é de 2MB. Estamos trabalhando para que TODAS as escolas tenham velocidades adequadas para as suas necessidades, porém, para o momento, não temos condições jurídicas de exigir o atendimento das escolas com velocidades superiores a 2MB, que é a atual velocidade mínima.

10. A operadora realizou somente uma visita e a internet ainda não foi instalada.

A escola deve aguardar, pois o serviço não é concluído em apenas uma visita. A operadora vai retornar à escola para instalar a internet.

11. A internet está conectada em apenas um computador, qual o procedimento para distribuir a internet para os outros computadores?

Nesse caso, a escola deve adquirir o roteador, ou utilizar o equipamento doado juntamente com o laboratório do PROINFO, para fornecer a internet para os outros computadores. A configuração em rede deve ser providenciada pela Secretaria de Educação ou pela própria escola.

12. Se a escola for extinta, ela pode realizar a transferência da internet para outra escola?

Não é possível remanejar a conexão de uma escola para outra, uma vez que o circuito do Programa Banda Larga nas Escolas está relacionado ao INEP da escola. Dessa forma, quando um INEP (escola) é extinto, o circuito é cancelado.

13. A operadora informou que a internet da escola foi cancelada, o que devo fazer?

Somente há casos de solicitações de cancelamento por parte do PBLE quando a escola perde a elegibilidade ou deixa de existir. Nesse sentido, caso a escola não se enquadre em nenhuma dessas situações, deve-se, novamente, entrar em contato com a operadora para solicitar o atendimento. Caso o problema não seja solucionado, é necessário entrar em contato com a central de atendimento do FNDE portando o número do protocolo de atendimento e o nome do atendente da operadora.

14. O PBLE prevê atendimento para prefeituras municipais de educação?

O PBLE prevê o atendimento somente para escolas públicas urbanas de nível fundamental e médio de todo o país, bem como instituições públicas de formação de professores, tais como Pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), E-TEC Brasil, IFETs, EFETs, Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) e Núcleos de Tecnologia Municipal (NTM).

15. A escola pode ter duas conexões do Programa Banda Larga?

De acordo com o Termo Aditivo do Programa, é permitida a instalação de apenas uma conexão por INEP (escola), independentemente da demanda ou do número de computadores que a escola possui. Existem situações específicas em que há a instalação de duas conexões. Quando duas instituições (que possuem números INEP distintos) ocupam o mesmo espaço físico e possuem infraestrutura distinta de laboratório de informática (por exemplo, uma escola de ensino médio que abriga um Pólo e-Tec Brasil).



Nenhum comentário:

Translate