Impressoras no LE

Instalando as impressoras OKI B2200N, Samsung ML-2851 e Phaser 3125

Nessa dica estou usando uma Impressora Phaser 3125 como exemplo mas a dica é identica para a OKI B220N e Samsung ML-2851 o que pode mudar é apenas o nome e talvez o IP da impressora, as demais telas são identicas.

Gosto de instalar essas impressoras usando o navegador e lidando direto no CUPS (servidor de impressão do Linux), outros scripts ja usei mas nenhum é tão eficiente como essa técnica. Então como nós técnicos não dispomos de tempo pra voltar a um laboratório temos que fazer o serviço uma vez e já deixar pronto.

To abrindo um espaço aqui para bajular um pouco e fazer um comercial, essa técnica aprendi 100% dela com o GEEK do Linux, o pai do Kurumin o meu grande ídolo Carlos Eduardo Morimoto..KKKK


Importante: Você tem que saber qual o IP da impressora, neste blog ensino como descobrir esse IP. Clique aqui para ver como se faz isso.

Abra um navegador de internet e na barra de endereços digite 127.0.0.1:631 e dê enter, aguarde alguns segundos e terá a tela inicial do CUPS.
Clique na aba Home e depois em Add Printer.  
Na tela seguinte digite o nome da impressora esse nome nao pode ter espaços e nem caracteres especiais.
A seguir clique em Continue.
Na tela seguinte clique na cortina de opções e selecione aquela que termina com um http.

Na tela seguinte preencha com o endereço da impressora, caso seja  192.168.0.3 (padrao MEC) o campo preenchido ficará assim: socket://192.168.0.3:9100
Assim que clicar em Continue aparecerá a tela onde tem o pulo do gato, foi nesse local onde o Geek Carlos Eduardo Morimoto deu seu show e mostrou que ele realmente é o tal. A dica que ele me passou foi de usar um módulo (driver) genérico que funciona em mais de duas mil impressoras lazer, aprendi, uso esse módulo há 4 anos e nunca me deu uma dor de cabeça e todas as impressoras fucionaram uma beleza. Desconheço os arquivos ppd dessas impressoras, portanto ganho tempo porque nao preciso ficar "cavucando" na internet atras de arquivos .ppd pois esse módulo ja faz parte do kernel e do CUPS.
O módulo é HP Laserjet 4 Foomatic/ljet4 (en)
Entao na tela seguinte selecione HP.
Assim que clicar em Continue na tela seguinte procure exatamente pelo módulo HP Laserjet 4 Foomatic/ljet4 (en), nenhum outro vai resolver, tem que ser idêntico ao que passei acima.
Assim que você clicar em Add Printer irá aparecer uma janela de autenticação, nela o usuário é o root e senha do próprio que deve ser qwe123 ou se foi modificada a senha modificada.
Assim que digitar root, sua senha e der OK aguarde alguns segundos para que na janela seguinte caso queira poderá fazer algumas modificações, tais como a resolução que poderá economizar muito o toner da escola, assim que concluir clique em Set Printer Options.
Na ultima tela acho que seria interessante clicar em Print Page Test para imprimir uma página de teste e correr para o abraço.
Fonte: http://joverany.blogspot.com.br/2011/05/instalando-as-impressoras-oki-b2200n.html

Instalando Impressora no LE

Aqui vai, uma dica de instalação via http, ou seja, pelo navegador web. Há outras formas de instalação, mas no Linux Educacional esta é a forma mais simples (e pessoalmente melhor) de se adicionar uma impressora de rede.
*Lembre-se que impressoras locais – usb, seriais – são reconhecidas automaticamente (Raramente não, caso seja muito antiga…).
Primeiro de tudo abra o navegador da sua preferência, não importa qual seja, e acesse o seguinte link: http://localhost:631, omde irá aparecer a tela de configuração do CUPS:
localhost:631 >> CUPS manager
Selecione a guia ADMINISTRAÇÃO(ADMINISTRATION) e em seguida selecione ADICIONAR IMPRESSORA(ADD PRINTER):
ADMINISTRATION
Insira as informações básicas da impressora, como Nome, e Localização, etc.

Exemplo
Terminado clique em CONTINUE, e em seguida selecione a forma de conexão do dispositivo (Calma, apenas selecione AppSocket/HP JetDirect e continue):

Selecione e continue
 Agora, será pedido a url(endereço de rede) da impressora, sendo que o protolo é o SOCKET: Apenas digite socket://ip_da_impressora:631, este ip varia dependendo da configuração da impressora! segue um padrão da rede da escola, como por exemplo, 192.168.1.200, 192.168.1.125, etc. (Caso não possua, ou não saiba este ip, recomendo acionar um chamado.):

socket://192.168.1.200:631
Em seguida selecione, o modelo do driver da impressora (Lexmark>Lexmark x656de ou Optra T610), ou selecionar um arquivo PPD, um arquivo pequeno com as configurações de driver salvas previamente. “ADD PRINTER”, será pedido um usuário e uma senha, digite no campo para usuário root e a senha do mesmo:

Usuário: root
Após isso, está tudo pronto!… o firefox pode ser fechado caso queira!
Obs. Todo cuidado com relação ao uso de impressoras no laboratório! Deixe um dos computadores apenas para utilização do professor com a impressora configurada, pois a instalação serve para todos os usuários do computador.
Fonte: http://suportesefor.wordpress.com/2012/02/29/dica-instalando-impressora-no-le/

TUTORIAL PARA COMPARTILHAMENTO DE IMPRESSORA USB NO LINUX EDUCACIONAL 3.0

Olá Pessoal,

Nesse tutorial vamos aprender a compartilhar impressoras instaladas via usb na sua máquina e posteriormente compartilha-la via rede utilizando o sistema operacional Linux Educacional 3.0.

O primeiro passo é instalar sua impressora e testar para ver se ela está funcionado normalmente.

Depois você terá que editar um arquivo para que o servidor de impressão funcione corretamente. Para isso baixe em seu computador o aquivo cupsd e depois substitua na sua máquina acompanhando os passos abaixo:

Clique em iniciar, depois vá até a opção sistema em seguida na opção gerenciador de arquivos (modo super usuário) digite a senha do usuário local.

Agora digite na barra de endereço /etc/cups/ cole aqui o arquivo que vc baixou na sua máquina, o sistema vai avisar que já existe um aquivo com o mesmo nome, você deverá clicar em sobrescrever.

Tudo ok, seu servidor está instalado, agora reinicie sua máquina.


Agora que reiniciou o computador ou o cups, anota o IP dele, vai até as estações e faz o seguinte:

abra o navegador e digita na barra de endereços.
http://IP_do_computador_onde_ta_impressora:631

vai aparecer o servidor cups do "servidor de impressão"

clique na aba printers, clica em cima do icone da impressora.

Na barra de endereço vai estar mais ou menos assim:

http://Numero_IP/Printers/Nome_impressora

Copie o que esta na barra de endereço.

Fecha o navegador.

abre o navegador novamente e digita na barra de endereços:

http://127.0.0.1:631

Clique na aba add printer



adicione a impressora, na seção Device for Nome_da_impressora

vc vai escolher a seguinte opção.

Internet Printing Protocol (http)



Na janela seguinte vc coloca o endereço da impressora que vc copiou anteriormente EX: http://192.168.0.3/printers/DESKJET_3820

Selecione o drive correto e pronto.

Impressora funcionando.

Abraços

Rafael Herdy
Fonte: http://rafaelherdy.blogspot.com.br/2011/06/tutorial-para-compartilhamento-de.html

Instalar Impressora no Linux Educacional - Instalação Local

por Rafael Gregoratto - Tecnico de Suporte



Este é um tutorial que mostra como realizar a instalação de impressoras em sistemas Linux Educacional 2.0 e 3.0, pode ser que funcione em outros sistemas que usam KDE mas testei somente nestes.
A instalação de impressoras no Linux Educacional segue sempre o mesmo padrão quando usamos o Utilitário de Configuração do Sistema. No KDE podemos acessar o utilitário pelo menu "Iniciar", "Configurações do Sistema", abre a janela de Configurações do Sistema, e escolhemos a opção "Impressoras" e abre a janela de "Configurações de Impressoras".
Nesta janela, antes que qualquer coisa aconselho a clicar no botão "Modo Administrador...", ao lado do botão "Fechar", na parte de baixo da janela, e digitar a senha do usuário administrador (root) ou a senha do usuário que está logado no momento, assim podemos evitar problemas de permissões de uso da impressora.
Continuando o Post...
Depois disso escolhemos a opção "Adicionar" (que tem o ícone da "varinha mágica"), e depois a opção "Adicionar Impressora/classe...". Em seguida abre a janela do KDEprint "Assistente de Impressão", então é só clicar no botão "Próximo >" e aparece a "Seleção de Modo de comunicação". Neste ponto escolhemos que tipo de comunicação o computador irá usar para enviar os trabalhos para impressão, porém antes de continuar, temos que analizar em que situação cada impressora está conectada ao computador. Os pregões do MEC tem adotado 2 padrões de impressoras:

1 - Impressoras conectadas ao computador através de um cabo usb ou paralelo;

2 - Impressoras com porta RJ45 para conexão através de um cabo de rede ligado diretamente ao roteador wireless ou a um switch/hub.

Neste post faleremos sobre o tópico 1.

Para as impressoras conectadas diretamente ao computador por um cabo usb ou paralelo é só escolher a primeira opção na "Seleção de Modos de comunicação", que é "Impressora local (paralela, serial...)", clique em "Proximo >".

Escolha a conexão utlizada (serial, usb, paralela, etc, geralmente aparece o nome da impressora ao lado da conexão usada pela mesma, ex.: USB - OKI B4350), clique em "Proximo >", escolha o "Fabricante" e o "Modelo" compatíveis com a impressora (Ex.: Fabricante OKI, modelo B2200n), vá clicando em "Próximo >" até chegar na opção "Informações Gerais" e coloque no campo "Nome" o nome que será usado pelo sistema para reconhecer esta impressora, clique em "Próximo >" e depois em "Finalizar".
Pronto !!! A impressora local está instalada.
Veja que logo abaixo da opção "Adicionar" aparece o nome da impressora que você acabou de instalar.
Aconselho a clicar com o botão direito do mouse sobre a impressora instalada e marcar as opções "Definir como padrão do usuário" e "Definir como padrão local", assim a impressora será selecionada de forma automática quando mandar imprimir.

Agora é mandar imprimir, mas sem esquecer de economizar, pois além de evitar gastos excessivos com tinta e papel, ajudamos a preservar a natureza.

Em breve um outro post mostrará como instalar a impressora que utiliza conexão pela rede.

Grande abraço a todos !!!
Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:RP4Vk__aWNYJ:tecnico.univirr.com/2010/03/instalar-impressora-no-linux.html+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br



Nenhum comentário:

Translate